As exportações de móveis do polo moveleiro de São Bento do Sul, que inclui Campo Alegre e Rio Negrinho, registraram crescimento de 10% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram exportados US$ 95,31 milhões pelas indústrias dos três municípios, o que representa 26% dos móveis exportados pelo país. O levantamento é do Observatório FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina.
A região é responsável por 57% dos móveis exportados por Santa Catarina. Essa representatividade era de 51% no primeiro semestre de 2021 e de 54% no final do ano passado. Como neste primeiro semestre as vendas internacionais de móveis no Estado tiveram uma leve queda, de 1%, somando US$ 166,27 milhões, e por outro lado uma elevação no polo local, a participação foi ampliada.
São Bento do Sul, como maior exportador nacional de móveis, foi responsável por 66% das vendas internacionais do polo da região, 38% de Santa Catarina e 17% do Brasil. O volume exportado somou US$ 63,26 milhões no primeiro semestre, com alta de 12% sobre o primeiro semestre de 2021.
Campo Alegre, por sua vez, comercializou US$ 20,18 milhões neste semestre. O valor foi 11% superior ao mesmo período do ano passado. Em Rio Negrinho, as exportações alcançaram US$ 11,87 milhões, que foi 1% superior ao primeiro semestre de 2021.

MADEIRA MÓVEIS

O levantamento do agrupamento Madeira Móveis revela o alto crescimento das exportações de madeira, especialmente serrada e para construção civil. No primeiro semestre deste ano, as exportações da categoria integrada chegaram a US$ 970,94 milhões. O volume é 24% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado.
Na região, Rio Negrinho lidera as vendas internacionais quando se considera Madeira Móveis, com US$ 100,61 milhões neste primeiro semestre e crescimento de 53% sobre o mesmo período de 2021. O município, portanto, é um dos maiores exportadores de madeira do Estado. São Bento do Sul somou US$ 75,55 milhões (17% de alta) e Campo Alegre US$ 20,29 milhões (elevação de 12%) com as exportações que unem os dois segmentos, segundo dados do Observatório FIESC.