Empresários e equipes de recursos humanos, segurança e medicina do trabalho das empresas associadas tiveram a oportunidade de conhecer em maior profundidade e debater a atual situação da pandemia. A live promovida pelo Sindusmobil no dia 10 de junho, que contou com a presença de mais de 80% dos associados, foi conduzida pela médica pneumologista Sabrina B. G. Schwingel, coordenadora da Comissão Multidisciplinar da SEMUS no Enfrentamento de Pandemias Covid 19.
A médica explicou os mecanismos da doença, o diagnóstico através dos testes e o tratamento da Covid 19. Esclareceu ainda que, devido à alta taxa de transmissão do momento, qualquer sintoma pode indicar que a pessoa esteja com o vírus. “Não estamos de lado opostos aos empresários, mas trabalhando juntos para conseguir controlar e vencer a Covid 19”, destacou Schwingel.
A realização da Live foi resultado de uma visita do presidente e demais integrantes da diretoria do Sindusmobil ao prefeito Antonio Tomazini e à secretária municipal de saúde, Carmen Binotto. O encontro serviu para entender e alinhar os procedimentos relacionados a exames e atestados vinculados à Covid 19.

Afastamentos e atestados

A médica coordenadora das ações contra a Covid 19 informou que, no município, são seguidas as diretrizes estabelecidas pela Anvisa. Nesse caso, pessoas sintomáticas devem ser afastadas por 10 dias, a partir do primeiro dia de sintomas. Já os contactantes próximos devem ficar em isolamento por 14 dias, a partir do último contato com a pessoa com Covid. Tema sensível às empresas, a emissão de atestados médicos também foi amplamente debatida durante a Live.

Oxímetro nas empresas

Durante a Live, a médica sugeriu que as empresas tenham aparelho de oxímetro para acompanhar melhor o estado de saúde de seus funcionários. O equipamento mede a porcentagem de oxigênio no sangue. Em indivíduos normais, essa saturação varia de 95% a 100%. Mesmo sem o sintoma da falta de ar, a pessoa pode estar com níveis baixos de oxigenação. Abaixo dos índices saudáveis, é preciso procurar ajuda médica urgente.