O polo moveleiro de São Bento do Sul terá R$ 3,4 milhões para aplicar em ações para desenvolver, inovar e melhorar a gestão das indústrias. O investimento é resultado de uma parceria entre o Sindusmobil – Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário e o Sebrae/SC, formalizada nesta semana. A iniciativa irá atender 150 micros, pequenas e médias empresas, com um planejamento de atividades a serem desenvolvidas até dezembro de 2023.
Uma das ações planejadas é a consultoria para ajudar no desenvolvimento tecnológico, na inovação e no design das pequenas empresas. “Com as consultorias, as moveleiras terão a oportunidade de desenvolver e melhorar processos, aumentar a qualidade e a produtividade e adequar seus produtos para atender as novas demandas do mercado’, explica o gerente regional norte do Sebrae/SC, Jaime A. Dias Júnior.
O projeto das duas instituições também irá promover as indústrias moveleiras em feiras virtuais e presenciais, aumentando a carteira de clientes dos microempreendedores. Além disso, serão realizados encontros e rodadas de negócios para que as indústrias possam aumentar suas vendas e sua participação de mercado junto aos lojistas no país, além de fidelizar a participação do microempreendedor no mercado.
O presidente do Sindusmobil avalia que esse projeto será essencial para melhorar a qualificação dos empreendedores e a gestão das empresas. “O Sebrae, importante parceiro do setor, tem um potencial muito grande, podendo contribuir significativamente com a aumento da competitividade das empresas e o fortalecimento do nosso polo moveleiro e de nosso desenvolvimento social e econômico”, destaca Fernando Hilgenstieler.

Implantação do projeto
A forma e o cronograma de implantação do projeto, que acontecerá de forma gradual, estão sendo definidos para posteriormente informar as empresas. Ele possui diretrizes de aplicação dos recursos que precisam ser respeitadas ao longo do processo. Para participar, será necessária a adesão das indústrias interessadas em melhorar a performance de sua gestão.