A sustentabilidade é um caminho sem volta. Hoje, mais de 90% dos brasileiros sabem o que significa 'aquecimento global'. A conscientização sobre preservação ambiental está presente no comportamento das pessoas, inclusive no consumo. Móveis e decoração fazem parte do dia-a-dia das pessoas e são produtos em que o conceito do 'ambientalmente correto' fica mais evidenciado, inclusive com relação ao uso dos materiais.

A discussão sobre como os consumidores evoluíram para tomada de decisões de consumo verde é atual, e com informação, educação e implementação de leis, a expectativa de encontrarmos um segmento crescente destes consumidores é grande.

Diante deste cenário, a região do Planalto Norte de Santa Catarina, onde se destacam os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, lança no mercado brasileiro o Biomóvel.

Trata-se de uma nova cultura na produção de móveis, baseada nos conceitos de sustentabilidade, em que as indústrias ajustam seus processos de produção para fabricar um móvel que, além de atender a todos os requisitos de qualidade e bom gosto, é também "ecologicamente correto".

* O que é o Biomóvel?

O Biomóvel, na prática, é um processo de projeto de produtos e de sistemas de produtos para minimizar os impactos ambientais em todas as fases do ciclo de vida. As estratégias do Biomóvel tendem a integrar todos os níveis de desenvolvimento do produto, associando vantagens competitivas em termos de poupança dos materiais utilizados e de redução dos resíduos de produção, e também de marketing.

* O conceito vai além da utilização de madeira certificada?

O conceito vai dos processos que acompanham o nascimento, a vida e a morte de um produto. Tais processos são esquematizados nas seguintes fases: 

  1. Pré-produção, onde são produzidos os materiais e os semi-acabados utilizados na produção.
  2. Produção, entendida como transformação dos materiais, montagem, acabamento
  3. Distribuição, que inclui a embalagem, o transporte e o armazenamento.
  4. Utilização, que também pode incluir a manutenção.
  5. Eliminação/destino final, que permite uma série de opções de destinação final, como a reutilização e a reciclagem dos materiais.

* O designer assume papel importante no desenvolvimento do Biomóvel?

Uma nova abordagem no desenvolvimento de produtos sustentáveis deve ser baseada num projeto que englobe todas as fases de ciclo de vida do produto. Por isso, além das matérias-primas, o designer tem papel fundamental, porque é preciso também projetar o ciclo de vida do ) produto. O objetivo é reduzir a carga ambiental associada ao produto em todas as fases do seu ciclo de vida.

* Esse termo, esse conceito já existia no Brasil?

Este trabalho desenvolvido em Santa Catarina, e que alcança desde as estratégias para o projeto e o desenvolvimento de produtos sustentáveis até às ferramentas de análise e quantificação do impacto ambiental é pioneiro no Brasil. Ele tem grande profundidade, orientando e dando indicações sobre os materiais que se deve utilizar ou evitar, os padrões para o móvel ecológico até o selo de qualidade ambiental para o Biomóvel.

O conceito que estamos utilizando é semelhante ao que já se utiliza na Itália e que tornou-se conhecido como Green Home.

* As fábricas de móveis estão preparadas para produzir o Biomóvel?

Nas últimas décadas as indústrias de móveis de Santa Catarina se especializaram em produzir móveis para exportação, já seguem as rigorosas normas européias e estão em condições de produzir o Biomóvel, também para o mercado brasileiro onde já existe um nicho da população que prefere produtos ecologicamente corretos.

* O que é preciso para colocar em prática esse conceito?

Difundir o conceito do Biomóvel, pois no setor de móveis a escolha ambiental já está vinculada à utilização de materiais e tecnologias naturais: madeiras não tropicais e provenientes de plantações sustentáveis, tratamentos e acabamentos não nocivos à saúde, colas atóxicas, etc.

Também é necessário desenvolver e capacitar uma rede de distribuição, pois o conceito deve ter espaço adequado para exposição e vendedores qualificados para informar o consumidor sobre as propriedades dos móveis.

* Os móveis são visualmente diferentes?

A proposta é incorporar novos procedimentos e, principalmente, promover este mobiliário que tem design moderno e muita inovação. Não imaginamos que as pessoas irão preferir o Biomóvel apenas porque é ecologicamente correto, mas sim porque ele tem qualidade, design e o melhor custo/benefício. Portanto, visualmente diria que são muito mais bonitos...

* Eles vão custar mais caro por serem ecológicos?

Não necessariamente. Embora existam pesquisas feitas no Brasil demonstrando que uma boa parcela da população se dispõe a pagar até 20% mais por produtos ecológicos, que não agridam o meio ambiente. No caso do Biomóvel, por serem peças que estarão dentro das residências, diríamos que ele tem outro benefício que vai além do dinheiro: é muito mais saudável.

* E como o consumidor sabe o que é Biomóvel?

O móvel é identificado com um selo que estará estampado no móvel, garantindo completamente sua origem e, conseqüentemente, a garantia de que se trata de um legítimo Biomóvel.

* Saiba mais sobre o assunto acessando o site: http://www.biomovel.com.br/

*contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Contato


captcha
Powered by BreezingForms

Localização


Rua Afonso Grosskopf, 352 - Colonial ⁞ São Bento do Sul/SC ⁞ CEP: 89288-200 ⁞ Telefone: (47) 3635-0768 ou 3633-2884