O relatório das atividades realizadas pelo Sindusmobil no ano de 2019 foi aprovado pela Assembleia Geral Ordinária, realizada no dia 3 de junho de forma virtual, em respeito às normas de segurança devido à pandemia do coronavírus. Os associados conheceram as ações mais relevantes desenvolvidas pela instituição, como qualificação profissional, debates, ações de fortalecimento do polo moveleiro, atividades administrativas e legais e representação dos segmentos de móveis e construção civil.
O presidente do Sindusmobil destacou o efetivo apoio dos membros da diretoria, conselho fiscal e assessoria administrativa, além da participação de todos os associados nas atividades. “As ações que realizamos no âmbito do Sindicato, além de defenderam os interesses do segmento industrial ao qual integramos, têm reflexos positivos no desenvolvimento econômico e social da região”, destacou Fernando Hilgenstieler.

ATUAÇÃO EM 2019

•Promoção de palestras e treinamentos sobre diversos assuntos
•Realização de debates sobre temas do momento
•Ações de representação e reivindicações a órgãos oficias e públicos
•Apoio financeiro para o curso técnico de móveis do Senai
•Participação em reuniões das câmaras regionais da Fiesc
•Promoção da Móvel Brasil 2019
•Participação na feira Enit
•Acompanhamento dos processos da NR 12
•Alinhamento para estudo técnico de florestas pela Embrapa
•Negociação da CCT com o sindicato laboral
•Reuniões de diretoria e associados e assembleias
•Oferecimento de auditório para reuniões e eventos de associados
•Orientação jurídica aos associados
•Atuação administrativa e atendimento aos associados
•Divulgação das ações através de news digital, redes sociais e site

PESQUISA SALARIAL 2020

Na mesma reunião virtual de 3 de junho, foi apresentada a Pesquisa Salarial 2020, realizada de fevereiro a abril deste ano. Participaram do levantamento 21 empresas, gerando resultados de apontamento de salários para 86 cargos, além de tipos e custos de benefícios oferecidos aos trabalhadores.
A representante da Sin Salarial de Florianópolis, Julia Frugoli, explicou aos associados que foram utilizados parâmetros de amostragem de no mímino três empresas para as pesquisas de cargos, não apontando o menor salário e nem o maior para os níveis, apresentando dessa maneira estatísticas do mercado para cada situação filtrada.
As empresas participantes da pesquisa podem consultar a plataforma através do mesmo acesso que utilizam para alimentar as informações. Para ter bons resultados na pesquisa, foi orientrado prestar atenção na descrição do cargo e os CBOS para utilizar os filtros com sucesso. As empresas associadas que não têm acesso à plataforma podem fazer a consulta através da secretaria do Sindusmobil.
A empresa colaboradora com o levantamento terá ainda acesso para fazer comparativos relacionados aos benefícios oferecidos, incluindo a média de gastos por cada tipo de benefício. Além do Sindusmobil, a pesquisa salarial contou com participação do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho e o Sindicato das Indústrias da Fiação e Tecelagem de São Bento do Sul.